Como trocar o filtro do purificador de água

Olá! Agora, vou dar algumas dicas pra você fazer a troca do seu filtro de água sozinho.

Mas antes eu vou explicar por que isso é importante: embora a água que chega em nossas casas seja tratada, sempre acabam passando alguuuumas partículas de areia, barro, ferrugem, poeira e outros resíduos.

E quando você tem um purificador de água é o filtro de carvão ativado que segura toda essa sujeira. Só que chega uma hora que o refil satura, ou seja, a capacidade de filtração baixa a ponto de não conseguir fornecer água de qualidade.

Isso acontece porque o carvão ativado, que também é responsável por tirar cloro da água, dura em média 6 meses, dependendo do quanto ele é usado e da qualidade da água da rede pública.

Então, fique atento!

Depois que passar esse período de uso, não espere pra trocar, viu? E é facinho facinho! Primeiro, tire seu purificador da tomada e feche o registro de água pra evitar levar um banho quando desenroscar a mangueira, tá?

Em seguida tire o refil usado e coloque o novo. Aí é só encaixar a mangueira e deixar o registro aberto por uns 3 minutos mais ou menos, até escorrer toda a água suja.

Ah! E sempre que for substituir o refil, aproveite também para limpar bem o reservatório e as peças de dentro do purificador, para se livrar de toda sujeirinha que pode grudar nas paredes do aparelho.

Mas lembre-se de olhar com bastante atenção o manual de instruções do seu purificador de água na hora de colocar outro filtro, porque o jeito de trocar, pode mudar um pouco em cada modelo.

Aí é só por seu purificador na tomada e pronto! Agora, sua água já está limpinha e renovada pra tomar!

Saiba mais sobre: sabesp 2 via de conta

Como instalar um purificador de água

Neste artigo vou te ensinar como instalar o purificador de água. Ele costuma vir com um kit composto por mangueira, rosca e tampão de fixação, válvula de entrada de água, anel de encaixe, luva redutora, além de anel de borracha e conector.

Então, vamos lá! A primeira coisa a fazer é fechar o registro e logo depois retirar a torneira.

Em seguida, use uma fita veda rosca e passe envolta da rosca do conector, da válvula de entrada de água e também da sua torneira. Isso vai evitar vazamento de água depois da instalação.

Feito isso, rosqueie o conector na saída de água com a mão, ou com uma chave fixa, se achar melhor, e coloque o anel de borracha na entrada maior do adaptador.

Aí, você pega a válvula de entrada de água, coloca no furo menor do adaptador e depois rosqueia a torneira com cuidado, para não danificar a rosca, tá?

E olha que dica legal: esquente um pouco de água e molhe a ponta da mangueira até ela ficar maleável para facilitar a instalação na válvula.

O próximo passo é pegar a porquinha da válvula e colocar ao lado da rosca virada para a ponta da mangueira e rosqueá-la.

Agora é só colocar a mangueira na saída de água. Pra isso tire o anel de encaixe azul, encoste a bucha no batente e puxe o tampão.

Aí você encaixa o redutor de pressão na ponta da mangueira na entrada de água e trava com o anel de fixação! Em seguida, abra os registros da parede da cozinha e do purificador, ligue o aparelho na tomada e o botão na parte de trás do produto.

Pronto! É só deixar a água escorrer um pouquinho até a cor passar de turva para cristalina. Depois disso, você já tem água limpa e fresquinha para beber.

Até a próxima!

Deixe um comentário